13 de dezembro de 2015

Ateísmo (De onde vem a moral?) - Parte 2


Se por acaso você assisti televisão no dia-a-dia, ou tem o costume de navegar pelas notícias da internet, é possível que tenha ouvido falar do caso do apresentador do Brasil Urgente (Jornal sensacionalista apresentado pelo Datena), que sugeriu que o individuo que não acredita em deus é capaz de cometer o crime que comentava na matéria. Bem, felizmente a Tv Bandeirantes foi condenada pelo MPF a exibir um vídeo sobre a laicidade do estado, e o Datena obrigado a se retratar.

Essa discussão é longa, mas se você também acredita que o Datena tem razão, por favor, leia esse texto até o final (se você não concorda, também agradeço se ler).

Não posso continuar obviamente sem definir o que seria moral, esse assunto é amplamente discutido há anos por filósofos, no entanto, acredito que essa seja a definição mais simples e mais ampla para o entendimento do termo. 

“Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade”. (referencias no final do texto).

É importante que você saiba diferenciar moral de ética, para que não acabe confundindo as situações. Apesar de as vezes estarem ligadas, elas não são a mesma coisa.

Moral, como na definição já deixa bem explicito, é variável e relativa! Mas por quê? Cada moral é dependente da sociedade e a época vigente, por exemplo, a escravidão que já foi moralmente aceita, isso mesmo, apenas há poucas décadas que a maioria das sociedades passou a considerar essa prática como moralmente errada. Temos outro exemplo, a pena de morte, ela ainda é aceita moralmente em alguns países, como alguns estados dos EUA, no entanto, aqui em nosso Brasil, a prática não é aceita nem como ética e nem como moral (ao menos por enquanto, pois um dia isso pode mudar). Isso esclarece um argumento usado por alguns teístas, a de que a moral humana é advinda de deus, obviamente um absurdo. Não se engane, ela não é divina, apesar de alguns mandamentos do deus cristão compactuar com algumas morais, elas não serão sempre idênticas, nem mesmo nunca foram, isso por que a nossa moral é moldável, e a da bíblia não. 

E o ateu? Se você ainda acredita que a moral é divina, como pode ela ser alterada conforme a sociedade e o tempo? O ateu geralmente (não sei se todos, pois não os conheço) usa um sentimento natural ao ser humano, a Empatia! (Ideia semelhante a de Kant, que pensava a moral a partir do princípio de identidade).

Os ateus fazem o bem por considerar o mesmo como correto, isso significa que ele não é persuadido por medo do inferno, por castigo (como o de cânccer) e nem ao menos será influenciado por um vermelhinho com um tridente do Aquaman. Um ateu sabe a diferença entre o que é bom e o que é ruim, a empatia é capaz de nos mostrar que prejudicar o outro, seja de qual forma for, é origem de sofrimento a esse individuo. É óbvio que existem ateus que irão roubar, ou que irão matar, mas é importante você lembrar que as decisões do indivíduo estão atreladas a muitas contingências, não apenas a acreditar ou não no seu deus. 

Não tenho muito a escrever sobre assunto, acho que agora já consegui deixar claro que ser bom ou não, nem sempre estará limitado a sua crença. Para encerrar, veja aqui uma lista de alguns ateus e atéias (que talvez você não soubesse que assim o são) e algumas atitudes que mostram para o mundo que não precisamos de deus para sermos o que há de melhor em nós mesmos. Obviamente deixo claro que não tenho nada contra os teístas, ao contrário, conheço pessoas incríveis que são bem religiosas.

Aqui vai apenas alguns poucos nomes (Enfatizando, tod@s Ate@s):
(Click no link para a matéria).

Angelina Jolie - Humanitária
Brad Pitti -  Homenageado
Bill Gates - Humanitário / Fundação Gates
Barack Obama (Presidente EUA)
John Lennon (Integrante dos The Beatles)
Mark Zuckerberg – (Facebook) Promessa / Doação
Daniel Radcliffe (Harry Potter, o rapaz da foto)
Antônio Bandeiras
Carl Sagan (Cosmos)
Monteiro Lobato
Aline Morais
Lima Duarte
Raul Seixas (Eu nasci há dez mil anos atrás)
Oscar Niemeyer

Aqui vai outra lista bem mais ampla que essa, de individuos geralmente conhecidos e que são declaradamente ATE@S. Um abraço!

Wikipédia - Lista de Ate@s

Mais informações:
Canal O admirável vlog do Diego – Religião e moral
Canal Clarion de Laffalot – Moral sem Deus
Richard Dawkins - De onde vem a moral?